quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Raciocínio anti-banal


Quem é vivo sempre aparece... (Ô frasezinha sem vergonha) – Mas tudo bem leitores, o que importa é que estamos de volta.

Posso na verdade ser sincera? Eu estava meio sem tempo e, além disso, estava bem confortável em minhas emoções. É claro para todos o fato de que minha inspiração para escrita vem de situações que eu vivencio, na maioria não muito agradáveis. Eu creio que quando estamos em nosso aconchego emocional não paramos muito prá refletir, podemos no máximo ser gratos. Agora quando a “porca torce o rabo” e nos encontramos em risco psicológico, opa! – Há algo de errado, aí aparamos para pensar no que temos vivido e sobre o que está acontecendo a nossa volta.

Dêem-me permissão para esclarecer esta turbulência de paravras emocionadas. A força de uma posição que devemos tomar pode ser medida de acordo com as circunbtâncias nas quais estamos inseridos. Muitas vezes esta posição é uma resposta biológica sem o mínimo sentido, é automático, nosso frágil corpo foi projetado para isso. Um frio na barriga, mãos suando, olhos estáticos, mandíbula solta de ‘nossa não creio!’. Essa força não depende muito do nosso intelécto para acontecer, e normalmente dura alguns segundos.

Agora, quando o ‘tempo fecha’ de verdade precisamos rever nossos conceitos, pesar nossa capacidade, avaliar nossos pensamentos, formular uma estratégia e só então tomar uma atitude.

Me espanta a que posso chamar de “embriaguês por ego-ferido” de alguns seres que vejo por aí. Ao invés de utilizarem esse sublime momento de processar reações sensíveis e compatíveis com a necessidade do momento, ficam gastando seus pobres neurônios para conceber a ignorância da cisânia intelectualmente perfeita. Essas criaturas ainda não puderam digerir o pensamento que diz que a vida é efêmera demais para nos gastarmos com o mal. Cultivando-o, valorizando-o.

A vida passa, as situações banais passam, e este período é curto demais. Concentre-mo-nos em usar nossa capacidade mental de resolver atritos que são realmente dignos de receber uma atenção dessas, senão, antes mesmo de pssar este curto intevalo de tempo que é a vida –Puf! Já estouramos todos os nossos miolos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário